sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As aparências enganam



RELATO DO PROJETO: AS APARÊNCIAS ENGANAM, A PARTIR DO LIVRO:






O livro acima foi o escolhido para realizarmos o projeto proposto. Antes de iniciar a leitura fiz uma exploração da capa e capa de apresentação do livro fazendo a antecipação sobre o que os alunos acreditavam que seria o assunto principal do livro e também sobre o personagem que nela aparecia.



Iniciei com a leitura deleite do dia, porém foi feita uma leitura diferenciada que aconteceu aos poucos. Fui dando pausas de acordo com o planejamento. Fiz a leitura de imagens até chegar à página em que o personagem sai de sua casa com um saco. Neste momento distribui pedaços de papel para as crianças que deveriam escrever nele o que achavam que tinha dentro do saco.









Escrevi todas as sugestões na lousa e em cima dessas possibilidades fiz uma nova pesquisa indagando qual ideia eles acreditavam ser possível além da que eles já haviam escrito. A maioria gostou da ideia do aluno Arthur que achava que dentro do saco havia fantasias, aquelas que possivelmente apareceram na janela da casa da personagem.



Após essa prévia continuei a leitura do mesmo e parei no ponto que o personagem principal sai de casa com uma carriola com várias tábuas, um saco, um martelo. Disse a eles que eu contei as tábuas e que iria entregar a eles a mesma quantidade que o homem tinha e com a qual ele construiu algo e que gostaria que eles tentassem fazer o mesmo que acreditavam que o personagem havia feito. Veja algumas ideias.








Depois da exposição das ideias dos alunos terminei de ler o livro e mostrei a eles o que o personagem realmente havia montado. Esse primeiro momento foi encerrado neste ponto.
No segundo dia pedi que expressassem as suas opiniões a respeito do livro lido e com os dados montamos um gráfico.


A outra proposta lançada foi para que me falassem quais assuntos poderiam ser abordados a partir do livro em questão. A princípio o aluno Gabriel já identificou o preconceito que nós mesmos tivemos com o personagem por causa de suas características e disse que não deveríamos julgar as pessoas pela aparência. Também surgiram outros assuntos como é possível constatar nas fotos abaixo:


  
Terminamos essa primeira parte do projeto escolhendo entre duas opções para termos como produto final de nosso projeto: um livro em que atuaria como escriba e introduziríamos a parte escrita referente às imagens ou uma fábula já que a história teve, para nós uma lição de moral. Após contar isso a eles foi decidido, através dos votos, que produziríamos a parte escrita do livro.




ETAPA: __1_____ - PLANEJAMENTO DE AULA 14/10/2013

Tema: Descrição dos monstros

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa

Materiais: Sulfite com cópia dos monstros, lápis de cor, giz e lousa, tesoura, cola, caderno de desenho.

Desenvolvimento: Iniciei a aula dando a cada criança uma cópia com dois monstros imaginados pelos personagens do livro quando pensavam nos feitiços que o “Homem do saco” fazia com as pessoas. A partir  dessas figuras, coletivamente, pedi que as crianças sugerissem nomes que combinassem com cada monstro de acordo com suas características.
Para o primeiro monstro, como é possível ver na foto abaixo, foram sugeridos os nomes de Dragancaxi, Drag de dragão, an de anjo, e caxi de abacaxi e Monstercaxi, monster de monstro em inglês e caxi de abacaxi. O segundo nome ganhou por unanimidade e foi assim que foi “batizado”. Então partimos para a descrição coletiva que ficou conforme mostra também a foto.
 








O segundo monstro teve duas sugestões de nomes que foram os seguintes: Minhocomano (mistura de minhocoçu com humano)  , Minhocamen ( mistura de minhocoçu com supermen por causa da capa). Minhocaman foi o nome preferido dos alunos do 1º ano D. Após a escolha do nome fizemos a descrição coletiva





Essa atividade teve uma segunda etapa que consistia em fazer a mesma coisa feita anteriormente, ou seja, uma descrição das características do monstro, mas para diversificar um pouco e torná-la ainda mais atraente fiz em forma de quebra cabeças em que antes da descrição os alunos tiveram que recortar a figura na parte marcada, montá-la novamente para depois realizar a descrição do monstro conforme relatada na primeira etapa da atividade.



As descrições ficaram da seguinte maneira para o primeiro e segundo monstros respectivamente:






























ETAPA: 2 - PLANEJAMENTO DE AULA

Tema: FEITIÇOS

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e matemática

Materiais: Livro didático, PNLD 

Desenvolvimento: Iniciei a aula com esta atividade para abordar mais um tema escolhido pelos alunos: Feitiços. A atividade consta no livro didático L.E.R. leitura, escrita e reflexão de Beatriz Morelli, Luciana Guimarães e Marcia Leite, Editora FTD do ano em questão e explora o gênero instrucional, receita. Através dele foi possível analisarmos a estrutura desse texto composto de título, modo de fazer e em nosso livro, modo de usar.
Os alunos ficaram muito empolgados com atividade por se tratar de magia o que é sempre muito apreciado por eles.
Começamos então abordando as características do gênero, pois já havíamos trabalhado com ele anteriormente. As crianças foram enumerando o que era necessário para elaborar uma receita e perceberam a diferença apresentada nessa receita que conta com a etapa, modo de usar.
Ao lermos o modo de preparar fiz algumas perguntas a eles sobre as 38 horas. Perguntei se esse tempo era muito ou pouco tempo, se era mais ou menos que um dia, se as comidas realmente demoravam tudo isso, entre outras questões que foram aparecendo. Conversamos também sobre os numerais que aparecem antes dos ingredientes e os alunos souberam identificá-los como quantidades.
Passamos então ao estudo da continuação da atividade que consistia em uma pergunta que teriam que dar suas opiniões pessoais sobre o que acreditavam que ia acontecer com quem tomasse essa poção. E surgiram várias possibilidades criadas por eles, desde morrer até virar pó.
A segunda parte eles tinham que desenhar uma determinada pessoa antes e depois de tomar a poção com as transformações causadas pela ingestão da mesma. Isto tudo é possível ver nas fotos abaixo.














E dessa maneira terminamos esta etapa.



ETAPA: 3 - PLANEJAMENTO DE AULA

Tema: Produção de desenho baseado na ficha descritiva do mostro.

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa

Materiais: Folha impressa, lápis, borracha e lápis de cor.

Desenvolvimento: A atividade foi iniciada sendo entregue a cada criança uma ficha com a descrição de um monstro e um espaço em que era necessário que o desenhassem conforme as características descritas e terminassem nomeando sua criação, como mostra a ficha abaixo: 

UM MONSTRO A PARTIR DA SEGUINTE DESCRIÇÃO:
·        CABEÇA REDONDA
·        CHAPÉU BRUXA
·        CORPO DE PEIXE
·    BOCA E NARIZ DE PALHAÇO
·        PÉS DE PATO
·        RABO DE GATO
·        ORELHAS DE BURRO
·        OLHOS DE JAPONÊS




Depois de prontos alguns ficaram assim:







Cada aluno deveria ler e ir desenhando seu monstro de acordo com as recomendações. Depois fizemos uma análise de todas as produções para constatar se contemplavam o que era pedido. Fizemos uma exposição no corredor da escola para que todos pudessem conhecer os monstros criados pelo 1º ano D.






ETAPA: _4 - PLANEJAMENTO DE AULA
Tema: Leitura

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa

Materiais: Fichas de leitura, caderno de desenho, lápis de cor, cola.

Desenvolvimento: Outra atividade desenvolvida foi com foco também na leitura, porém nesta atividade foi abordada a leitura para o outro.
A partir das fichas de descrição de monstros elaboradas coletivamente pelos alunos na atividade relatada anteriormente fiz um registros impresso das características de um dos monstros como é possível ver a seguir:


DESCRIÇÃO DO MONSTRO:
 ASAS DE ANJO
CORPO E RABO DE ABACAXI
DENTES DE VAMPIRO
ORELHAS DE RATO
NARIZ DE GENTE
PATAS DE DRAGÃO
SOLTA FOGO PELAS VENTAS
OLHOS TORTOS
DÊ UM NOME A ELE.

Foi entregue uma ficha desta a cada aluno para que estudassem a leitura em casa. No dia seguinte cada aluno do 1º ano foi ler para um do 2º ano que deveria ir desenhando o monstro à medida que o colega fazia a leitura.
Eu e a professora do 2º ano, a qual convidei previamente para aplicação da atividade, dividimos os alunos para que não ficassem muitos e para que tivéssemos mais possibilidades de intervenção. Escolhi ficar com os que apresentam mais dificuldades justamente para que pudesse ir mediando à leitura que faziam para o colega.
O entusiasmo foi contagiante tanto para quem lia quanto para quem desenhava. As crianças se divertiram muito e foi bom ver a função da escrita e da leitura se fazendo acontecer. Teve uma dupla que se entusiasmou tanto que já iniciaram uma nova ficha de descrição de monstros para que a parceira pudesse desenhar também invertendo os papéis.
Nas fotos abaixo é possível ver as crianças trabalhando em duplas e algumas produções realizadas.





Terminada a atividade tive muitos pedidos para repetirmos a tarefa.





ETAPA: 5 - PLANEJAMENTO DE AULA

Tema: Produção escrita do livro Os feitiços do vizinho.

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa.

Materiais: lápis, borracha, lápis de cor, lousa, papel impresso com páginas do livro.

Desenvolvimento: Essa aula foi dividida em dois momentos. O primeiro foi feito coletivamente com todos os alunos do ano em questão. Foi dada a cada aluno uma página do livro xerocada em branco e preto, que como foi explicada anteriormente é um livro que não consta a produção escrita, apenas imagens. Cada aluno, um por vez e na sequência da história veio até a lousa mostrou sua folha e a classe foi sugerindo qual a melhor escrita para traduzir as imagens da página. Atuei como escriba de todos nesse primeiro momento. Foi possível perceberem a sequência de ideias e encadeamento dos fatos, quando fugiam um pouco do enredo eu propunha a alguns alunos com mais habilidades orais para dar sugestões que procurei unir com a ideia anterior para que não se sentissem mal com a sugestão feita e para incentivá-los a continuarem participando.
Após as escritas das primeiras páginas estarem prontas propus que cada um copiasse em sua folha a produção que havia sido criada pela sala. Então cada um registrou o que lhe era devido e partimos para a pintura da página. Recolhi as folhas já prontas para a realização do segundo momento.


















A segunda parte dessa etapa foi feita na sala de informática com a ajuda da professora que os acompanha nessas aulas. Cada aluno levou a página do livro escrita em sala para digitar no word. A professora Leticia, de informática, escaneou as páginas do livro e assim cada aluno pode digitar a escrita correspondente. 
Foi feito um trabalho de correção ortográfica facilitada pelo editor de texto word, e dessa maneira as crianças iam percebendo os erros e arrumava-os conforme indicação do editor e auxilio da professora.













 

Foto do livro depois de pronto. Missão cumprida!!!!





ETAPA: 6 - PLANEJAMENTO DE AULA

Tema: Troca de experiências

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Arte

Materiais: Sulfite, cola, tesoura, lápis de cor, cartolina, páginas do livro pronto.

Desenvolvimento: Essa etapa do projeto não foi prevista e aconteceu por acaso. Quando pedi que meus alunos lessem a página que haviam escrito fiquei muito empolgada e chamei a professora do 2º ano para que visse os alunos lendo e assim conhecesse a parte escrita da história criada pelos alunos do 1º ano D.
Ela também se entusiasmou com o resultado e combinamos que ela leria o começo do livro para seus alunos até a parte em que o “homem misterioso” estava construindo algo e pediria que desenhassem o que imaginavam fosse a construção feita por ele. Os resultados estão abaixo:








Os alunos do 2º ano foram mostrar suas produções para o 1º ano que ficou muito entusiasmado para desvendarem logo esse mistério.
Pedi então que cada aluno treinasse em casa a escrita da página do livor que lhe cabia para lerem no 2º ano no dia seguinte. Os alunos realmente treinaram em casa, fizemos um ensaio em sala inicialmente e então partiram para lerem para os colegas.
Cada um lia a escrita de sua página e virava para que vissem como havia ficado. E o entusiasmo tomou conta da sala quando foi se aproximando a parte em que todos saberiam o que o “homem misterioso” realmente havia construído. Foi um momento muito emocionante e os alunos do 1º ano se sentiram importantes vivenciando esse momento real que a leitura e a escrita proporcionam.




A aluna Luana descobriu que estava começando a ler quando dei a incumbência de que teria que ler no 2º ano no próximo dia. A atividade terminou, voltamos para a sala e era nítido o prazer em cada rostinho. Após esta atividade encadernei o livro e terminamos esse projeto que trouxe tantos ganhos para a turma do 1º ano D.


FIM









Um comentário:

  1. Parabéns mais uma vez Lu!
    Adorei seu projeto, tenho certeza de as crianças amaram tanto quanto eu.
    Sei que você tem muito carinho por seus alunos e por seu trabalho, isso faz muita diferença na execução do trabalho.
    bjs,

    ResponderExcluir